Como o conteúdo pode ajudar sua empresa na fidelização de consumidores
Estima-se que uma empresa gaste até 7 vezes mais para conquistar um novo consumidor em vez de mantê-lo; veja como atua a produção de conteúdo na fidelização de consumidores
Quanto custa para uma empresa conquistar um novo cliente? Uma das estimativas feitas por um dos gurus do marketing – Philip Kotler – estima que se gaste de 5 a 6 vezes mais para ganhar um novo consumidor do que para manter os seus atuais. E o melhor: clientes já fidelizados costumam gastar 67% mais do que os novos clientes, segundo a consultoria Bain & Company– o que, para o varejo, por exemplo, é algo muito interessante.
E o que pode ser feito para fidelizar clientes? O primeiro passo é prover as necessidades e, se for possível, ir além. Trata-se de ter uma preocupação adicional com a excelência de seus produtos ou serviços e, mais do que isso, com a experiência que será oferecida a essa pessoa em todos os sentidos – na compra, no uso do produto, no pós-venda. Se isso ocorrer, a fidelização de consumidores tende a ocorrer de forma natural.
Como a produção de conteúdo pode ajudar neste processo?
É simples. Imagine adquirir um eletrônico e, junto com ele, um e-book ou um manual, apresentando todas as funcionalidades de forma rápida e simples? Parece bobo, mas o consumidor tende a se sentir valorizado ao ser “mimado” com esse tipo de informação. O mesmo vale para uma agência de viagem: uma breve apresentação das cidades, dicas importantes (passeios gratuitos, tíquetes mais baratos para transporte público) e por aí vai.
Sua companhia pode atuar em várias frentes e seus clientes não conhecerem todos os braços ou o que está por trás. O descanso de mesa de um restaurante pode trazer todas as informações institucionais a respeito do seu negócio e ir além: os cuidados na escolha de fornecedores, as ações de responsabilidade social apoiadas… Isso tudo ajuda a construir a imagem da sua marca e a fortalecer a fidelização de consumidores.
Alguns caminhos a serem considerados:
– Blogs –O blog é um excelente meio para disseminar suas informações institucionais, mantendo seu site atualizado e tendo boas classificações no SEO dos mecanismos de busca. O blog pode, inclusive, ser segmentado no sentido do funil de vendas: artigos para captação, para o reconhecimento do problema, para a consideração de compra e auxiliar no fechamento de negócios.
– Newsletters –Pergunte ao seu cliente se ele autoriza conceder seu e-mail. Em caso positivo, estabeleça uma lista segmentada, conforme idade, interesses e divulgue informações (do blog, corporativas e relacionadas ao seu negócio) de forma personalizada.
– E-books –Uma das ferramentas mais poderosas que uma empresa pode usar, porque ela, de forma rápida e simples, é capaz de apresentar novidades, trazer informações pertinentes e fidelizar o consumidor, sanando as suas dúvidas.
– Q&A –Com o passar do tempo, sua empresa vai percebendo quais são as dúvidas mais comuns dos seus clientes. E o que mais incomoda um consumidor é não saber como agir: que tal preparar um material com perguntas e respostas e deixá-lo de fácil acesso ou enviar por e-mail?
– Materiais para sua equipe de vendas –Nem todo material produzido deve ser disponibilizado ao cliente. Sua equipe de vendas pode ganhar diversos argumentos de venda com uma interação entre o departamento de marketing e a equipe de conteúdo.
Há estratégias distintas que podem ser adotadas de forma individualizada para cada empresa. O principal é tentar compreender as dificuldades vividas pelo consumidor e melhorar a sua experiência com um produto ou serviço.
Os benefícios da fidelização de consumidores
– Promoção da marca– Além de mais retorno financeiro, maiores serão as chances de um cliente satisfeito recomendar produtos ou serviços para os seus amigos.
– Redução de custos –Há várias contas diferentes, mas o custo para conquistar novos consumidores chega a ser 7 vezes maior do que para mantê-los.
– Vendas mais rápidas –Por que um cliente satisfeito vai perder tempo? Se o preço justificar o investimento, as prospecções e fechamentos serão muito mais rápidos.
– Previsibilidade de receita –Torna-se mais simples fazer um fluxo de entrada de receita com a manutenção dos clientes.
– Conhecer melhor os clientes –É importante que, assim como sua empresa se comunica com os consumidores, haja um canal aberto em sentido contrário: ou seja, os clientes consigam dar feedbacks e sugestões. Esse retorno direto pode trazer inúmeras ideias de melhorias em seus produtos ou serviços.