Comunicação e marketing: o reflexo da sua empresa para o consumidor

 Em Empreendedorismo

Marketing para micro e pequena empresa:  falta de tempo é a principal queixa; investimento pode melhorar a imagem da empresa e a rentabilidade

É fato que o micro e pequeno empresário é um profissional que se desdobra para realizar todas as atividades de sua empresa – incluindo áreas reconhecidamente complexas, como a gestão de pessoas e a gestão financeira. Além disso, a alta carga tributária e a burocracia do Brasil são questões a serem vencidas, como as mudanças de legislação que desafiam os empresários.

Recentemente, nosso blog trouxe alguns conceitos usados para a terceirização de serviços por parte da indústria – entenda neste artigo. Se a área de comunicação não for o core da empresa, a terceirização pode ser uma excelente ideia. O case do dentista Sergio Correia é um bom exemplo dos benefícios que essa prática pode gerar.

Desejo pela centralização

Muitos empreendedores e prestadores de serviço têm condições de investir em outras áreas do seu negócio, como o marketing. No entanto, optam por centralizar esse tipo de tarefa. O que acontece, na prática, é que a falta de tempo acaba fazendo com que o serviço não tenha a frequência necessária, interferindo diretamente nos resultados obtidos, seja nas mídias sociais ou na performance do SEO.

Em ambos os casos, é preciso focar em um planejamento específico e segui-lo à risca. Os algoritmos do Facebook e do Google exigem uma frequência constante de conteúdos para incrementar o alcance orgânico das postagens e também alavancar de forma mais rápida a classificação da página pelo Google.

O barato que sai caro

Muitas vezes, na cabeça do empresário, o investimento em marketing e conteúdo pode ser considerado caro, visto que alguns colaboradores sem especialização na área assumem essa demanda. É perceptível quando o trabalho é executado por profissionais da área ou quando é realizado com uma espécie de “quebra-galho”.

Lembre-se: seu site, suas redes sociais, seu blog é um reflexo que sua empresa passa para o mercado em geral, tanto seus concorrentes como seus futuros clientes. Por esse motivo, vale a pena ter em mente:

– Que tipo de imagem eu gostaria que minha empresa passasse?

– Minha comunicação está alinhada a esse propósito?

– O que pode ser feito para melhorar esses resultados?

– E se houver uma crise, como vou reagir?

Não é segredo que, no mundo atual, muitos consumidores optam por fazer reclamações nas páginas das redes sociais ou mesmo seguir para sites específicos, como o Reclame Aqui.

Ou seja, deixar a comunicação do seu negócio fora de mãos especializadas não é apenas um desperdício de oportunidade para melhorar os resultados e à exposição da marca, mas um risco de que erros cometidos possam denegrir a imagem da marca. Em suma, o barato que sai caro.

Gostaria que sua comunicação passasse efetivamente a imagem da marca? Entenda mais sobre o marketing para micro e pequena empresa, venha conversar conosco! Nós elaboramos soluções personalizadas para o seu negócio!

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar