Semana de trabalho de 4 dias: seu negócio pode praticar esta tendência?

 Em Clientes e jobs

Pesquisas mostram que a redução do tempo dedicado ao trabalho aumenta a produtividade; até mesmo um movimento global foi criado nesta direção, o 4 day week global

Trabalho híbrido, home office, jornada flexível… A dinâmica do trabalho está se modificando para um equilíbrio cada vez maior entre as vidas pessoal e profissional. A adaptação das organizações às novas exigências de colaboradores e do próprio mercado está seguindo em uma nova direção: a chamada semana de trabalho de 4 dias.

A ideia é eliminar a conhecida rotina de trabalho de segunda a sexta-feira e estabelecer uma nova dinâmica. É possível acrescentar um dia ao fim de semana – seja a segunda ou a sexta-feira – ou incluir uma pausa nas responsabilidades corporativas na quarta-feira. Cada negócio ou pessoa pode estabelecer as suas próprias regras.

É claro que, inicialmente, muitas empresas não interpretam com bons olhos uma redução na jornada de trabalho. Afinal de contas, o raciocínio tradicional é o de que menos tempo de trabalho equivale a uma queda na produção das pessoas. Algumas pesquisas, porém, começam a derrubar esta ideia.

Mais qualidade de vida

Em pesquisas realizadas com pessoas que passaram a ter uma jornada de 4 dias de trabalho, houve a percepção de que é possível, sim, produzir o mesmo ou até mais em 80% do tempo.

É comum muitos colaboradores passarem a ser mais criteriosos com os períodos dedicados ao trabalho. Com isso, ganha-se no planejamento das tarefas, na identificação de prioridades e na redução das horas de cafezinho. Em outras palavras, os colaboradores passaram a se focar mais em suas atividades, dentro de um conceito de mindfulness, sabendo que precisam cumprir suas obrigações em menor tempo.

Além disso, em diversos ensaios realizados nos testes da semana de trabalho de 4 dias, houve uma redução de casos de estresse, burnout, fadiga e conflitos familiares.

E, em muitos casos, é difícil traçar uma linha de separação entre as responsabilidades pessoais e profissionais, especialmente com ferramentas de trabalho sempre disponíveis à mão. Uma semana de trabalho de 4 dias é uma forma de desenhar este limite, aumentando os períodos de descanso.

Parte do texto postado no Blog da Víncere Locações, confira na íntegra. 

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar