O malefício do cigarro eletrônico para a saúde bucal

 Em Clientes e jobs

Moda principalmente entre os jovens e aqueles que pensam em diminuir a quantidade de fumo, o cigarro eletrônico faz tanto ou até mais mal do que o tradicional

Difícil ver uma pessoa que não conheça o cigarro eletrônico, também conhecido como vape ou e-cigar.

Febre nos últimos anos, o cigarro eletrônico fez muitos acreditarem que seu uso diminuiria a dependência da nicotina e, com isso, deixariam o fumo de lado. Ledo engano… o malefício do cigarro eletrônico pode ser até mais agressivo do que o cigarro normal.

Em relação à saúde bucal, o cigarro eletrônico pode trazer consequências graves, principalmente no uso prolongado das substâncias.

Utilizado com um líquido concentrado de nicotina misturado a aromatizantes, que é aquecido e inalado, a ação libera partículas finas tóxicas que podem causar retração gengival, inflamações na cavidade bucal, doenças periodontais, entre outros problemas.

Tudo isso sem falar na dependência.

Segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca), pessoas que utilizam cigarro eletrônico, seja para experimentar, de forma recreativa ou para tentar parar de fumar, têm muitas chances de começar a fumar para valer.

Saúde bucal em risco

Como dissemos anteriormente, os malefícios dos cigarros eletrônicos são perigosos para os dentes, a gengiva e a saúde bucal como um todo.

Veja alguns dos problemas que o uso pode causar:

Mau hálito

Não é segredo para ninguém que fumantes têm mau hálito e com o cigarro eletrônico não seria diferente. A nicotina presente é a responsável por causar esse odor na cavidade bucal, mesmo que a substância esteja aliada a aromatizantes.

Retração da gengiva

A nicotina diminui consideravelmente o fluxo de sangue bucal, deixando as gengivas com baixa irrigação, sem nutrientes e trazendo danos aos tecidos. Com isso, elas ficam enfraquecidas, esbranquiçadas e pode acontecer a retração gengival, incluindo a exposição das raízes dos dentes e a sensibilidade.

Boca seca

A xerostomia, ou simplesmente boca seca, é causada principalmente pela diminuição da produção de saliva ao fumar. A saliva é responsável pela limpeza bucal e equilíbrio bacteriano. Com isso, além da secura na boca, há aumento das chances de aparecimento de cáries, feridas na boca, fissuras e mau hálito.

Bruxismo

Outro sintoma causado pela nicotina, que atua como estimulante muscular, incentivando o ranger dos dentes e, como consequência, um desgaste do esmalte dental, dores de cabeça e da mandíbula, além da DTM.

Escurecimento de dentes e gengiva

Assim como com os cigarros normais, o cigarro eletrônico causa o escurecimento precoce dos dentes e das gengivas com o estímulo à melanina e o acúmulo da pigmentação escura das substâncias inaladas.

Doenças periodontais

Causadas pelas substâncias dos cigarros eletrônicos — em especial a nicotina –, que podem gerar inflamações e inchaços na gengiva, resultando, inclusive, na perda de dentes e outras complicações mais graves se não forem tratadas a tempo.

Inflamações na boca

Produtos químicos em contato com a cavidade bucal podem causar irritação e inflamação nas gengivas e garganta, causando vermelhidão, inchaço e dores na região.

Outros danos à saúde

Falamos de alguns dos problemas que o cigarro eletrônico pode trazer à saúde dos dentes, mas e na saúde como um todo? Ele, assim como o cigarro normal, traz o risco do desenvolvimento de enfisema pulmonar, bronquites, problemas cardiovasculares e pulmonares, infecções respiratórias, entre outros.

Proibição no Brasil

Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar no país. Porém, a falta de fiscalização e o livre comércio continuam facilitando o acesso ao produto.

Independentemente do modelo, seja ele normal ou eletrônico, fumar faz mal à saúde e mata.

De acordo com o Inca, estima-se que cerca de 32,5 mil novos casos de câncer no pulmão e mais de 28 mil mortes da doença ocorram a cada ano, sendo o tabagismo sua principal causa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula 8 milhões de mortes por ano no mundo devido ao tabaco.

Quer parar de fumar e não consegue? Busque ajuda!

E não deixe de visitar o dentista para manter sua higienização periódica em dia. Ele é um dos principais profissionais para diagnosticar outros problemas relacionados à saúde e garantir que sua saúde fique em dia.

 

Texto de autoria da BT Conteúdo para o blog da Clínica Sergio Correia.

Postagens Recentes
Showing 2 comments

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar