O “calendário grego” e os objetivos propostos

 Em Empreendedorismo

Todos estabelecemos metas pessoais e profissionais, mas será que nos lembramos delas ao longo do ano?

Temos, em nosso escritório, um calendário que ganhamos de presente de um amigo, quando visitou a Grécia. Confesso que não sei o nome dele: calendário grego? Bom, o Google Imagens não trouxe nada semelhante nesse sentido, mas a imagem do post vai ajudar a entender.

Fato é: esse calendário tem dois dados (com os números para colocar o dia do mês) e três retângulos (com cada lado indicando um mês). Ou seja, é um objeto que precisa ser movimentado todos os dias, inevitavelmente. Todas as manhãs ou noites, o ato de mexer nele traz à mente os objetivos que foram traçados.

Cada vez que há necessidade de virar o lado de um retângulo, um mês se passou. E, quando essa peça é trocada, significa que um quadrimestre foi embora. Pode parecer algo irrisório, mas esse ato diário nos faz não só pensar em nossos objetivos, mas raciocinar sobre o que estamos fazendo para atingir as metas profissionais e pessoais, que, inevitavelmente, colocamos a nós mesmos.

Objetivos

Costumamos produzir conteúdo para nossos clientes – aqui  e aqui, por exemplo – e vemos a importância de se estabelecer metas ou KPIs (Key Performance Indicators) para acompanhar o desempenho de uma companhia ao longo do ano. De nada adianta estabelecer metas, se não fizermos um acompanhamento periódico ao longo do ano.

Há diferentes ferramentas para monitorar, mas vale lembrar que, mesmo as mais simples e até inesperadas, podem contribuir para dar mais fôlego nessa motivação. Lembram do nadador César Cielo? Ele colocou um bilhete com o tempo que pretendia nos 50m livres no teto do seu quarto. Ao acordar, ele automaticamente lembrava de seu propósito.

Vida pessoal e profissional

Para um empreendedor, às vezes, as metas profissionais e pessoais podem se mesclar, especialmente as que envolvem questões financeiras. É importante – sobretudo se você conta com funcionários – saber diferenciar os recursos corporativos dos pessoais.

Outro fator importante: além das metas profissionais, um empreendedor deve ter objetivos pessoais – aprender uma língua nova, fazer uma viagem, vencer um desafio específico, como uma maratona, por exemplo.

Não fechamos nem sequer o primeiro quadrimestre do ano. Ainda há tempo para fazer muita coisa. Que tal criar o seu “calendário grego” e levar as metas mais a sério?

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar