Quatro lições que uma maratona pode te ensinar

 Em Empreendedorismo

Concluir os 42 km traz ensinamentos, que podem ser levados para a vida, para o empreendedorismo e para o futuro

20 de novembro de 2016 será um dia para sempre marcado na minha memória. Ao contrário do que costuma acontecer em Curitiba, o dia não amanheceu nublado. Pelo contrário. Um céu azul, sem nuvens, prometia um sol daqueles, apesar do vento gelado típico de Curitiba às 6h40 da manhã.

Seis meses de treino, aproximadamente 600 quilômetros rodados, se resumiam àquele momento. Um objetivo único: concluir em 4 horas o percurso – me dei uma margem de 10 minutos. O resultado? 4h40 além do planejado, com uma parada e um momento de caminhada.

Em resumo, segui muito bem – acima até do que esperava – até o quilômetro 30, quando as dores nas articulações passaram a incomodar demais. Pensei em desistir algumas vezes, mas marquei um compromisso comigo e com meus amigos de concluir a prova.

O sofrimento, a persistência, a luta… Tudo isso ficou marcado na memória e traz algumas lições para a prova deste ano. Sim, não desisti e vou tentar mais uma vez concluir. Sem andar, mais bem preparado e cumprindo meus objetivos. Para isso, algumas lições, que servem não só para a corrida de rua, mas no empreendedorismo também.

1 – Planejamento é essencial

Rodei a quantidade de quilômetro mínima recomendada. Já tinha uma certa experiência, mas nada que se comparasse a fazer os 42 quilômetros. O fato de ter “quebrado” na prova só prova que meu planejamento foi errado. Me equivoquei no número de treinos longos, nos treinos de tiro (que foram inexistentes, para ser honesto).

2 – Conte com pessoas especializadas

Optei por seguir sozinho na empreitada – à exceção do pilates semanal. Meus músculos responderam bem ao esforço de uma maneira geral, mas ficou claro que preciso proteger melhor minhas articulações. A preparação já começou e, desta vez, com o apoio de educadores físicos. Se você pensa em produzir conteúdoou gerir mídias sociais, por exemplo, busque uma empresa especializada, com jornalistas e pessoas focadas em conteúdo.

3 – A cabeça é sua maior aliada e inimiga ao mesmo tempo

Ainda me questiono: será que as dores eram tão insuportáveis? Será que não fui enganado pela minha cabeça? Uma resposta difícil de se obter. O ponto é: a mente tem uma influência enorme sobre as nossas vidas e precisamos aprender a lidar com isso. A corrida de rua nada mais é do que uma metáfora sobre como devemos lidar com problemas e soluções.

4 – Não se vai a lugar nenhum sozinho

Até por todo o esforço que envolve a maratona, contei com a ajuda de três amigos, que acompanharam todo o percurso de bicicleta. Se estivesse sozinho no momento em que parei teria abandonado a prova. Vou mais longe: agradeço a todos os desconhecidos que gritaram o meu nome, deram água, balas, bolachas, refrigerante… Sem essas pessoas, não teria sido possível chegar ao meu objetivo.

Muitas pessoas acreditam ser possível aprender apenas em cursos, na escola e em palestras. Mas a vida tem muito a ensinar: basta estarmos atentos aos aprendizados a que estamos expostos.

Por Vinicius Boreki
Imagem: Freepik
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar