Os benefícios do pilates para os corredores

 Em Clientes e jobs

Atividade ajuda no fortalecimento, na respiração e na concentração, além de ser ótimo no pós-prova

Engana-se quem acha que correr é apenas calçar um par de tênis e ir para a rua. Não que isso não seja possível, mas para uma boa performance e pensando nos cuidados com o corpo, aliar uma segunda atividade, como o pilates, à corrida é muito positivo.

A fisioterapeuta Patrícia Iara, responsável pelo Studio Neoville Pilates, listou uma série de benefícios que os corredores podem colher com a prática de pilates:

 Melhora da respiração: durante os exercícios de pilates, a respiração é um fator primordial, já que todo movimento é executado em sincronia com a inspiração e expiração, que deve ser feita de forma lenta e profunda. O resultado é o aumento da ventilação pulmonar, o que evita fadigas. Exercícios de alongamento também promovem maior abertura da caixa torácica, melhorando a capacidade pulmonar do atleta.

– Concentração: o trabalho de executar um movimento suave, associado com a contração da musculatura abdominal, em sintonia com a respiração, faz com que o atleta aprenda a focar nas contrações, que permitem uma postura correta. Isso resulta em menos gasto energético e evita tensionar grupos musculares na corrida, como a região de coluna cervical e de ombros.

– Fortalecimento: os exercícios do pilates permitem trabalhar diferentes grupos musculares em um só movimento. Esse equilíbrio oferece fortalecimento e flexibilidade para todo o corpo, prevenindo lesões e aumentando a resistência muscular, auxiliando nas corridas mais longas e no impacto nas articulações.

O Power House (musculatura estabilizadora do tronco) é trabalhado em todos os exercícios, e o resultado desse fortalecimento é a melhor sustentação do corpo e controle da postura, deixando os movimentos mais fáceis e com menor gasto energético. O diafragma também é fortalecido na contração do Power House, ajudando no controle da respiração.

No pós-treino, a metodologia auxilia para o relaxamento dos músculos, alongando todos os membros e aliviando a fadiga e as dores musculares.

Fique atento com o seu corpo

É normal que os corredores se preocupem com as pernas – panturrilha, anterior da coxa, tornozelo -, mas é sempre bom salientar que o corpo todo deve ser lembrado. “Falta de flexibilidade e força de tronco e membros superiores podem influenciar diretamente na corrida, gerando maior gasto energético e tensões musculares, levando a dores durante a corrida ou no pós-treino”, diz Patrícia.

Pilates é só alongamento

Existe esse mito de que o pilates só trabalha o alongamento, e isso não é verdade. Não existe um protocolo específico para os corredores, até porque cada aluno é individual e tem suas limitações, mas é possível mesclar exercícios que trabalhem o corpo todo em prol da performance nas corridas.

“Damos um foco especial para a musculatura do core (músculos abdominais, estabilizadores da coluna superficiais e profundos), pois sem a sustentação do tronco a tendência é aumentar o ângulo de flexão da coluna, trazendo estresse para o quadril e coluna lombar”, explica a fisioterapeuta.

O músculo glúteo médio também deve ser trabalhado, pois tem como função a estabilidade do quadril. A musculatura anterior de coxa (quadríceps), a musculatura da panturrilha (tríceps sural) e anterior da perna (tibial anterior), também são mais enfatizadas.

“É possível usar acessórios, como a bola suíça, faixas elásticas, discos proprioceptivos, entre outros, visando o condicionamento dos principais grupos musculares, além de fazer exercícios que simulam os movimentos da corrida”, complementa.

Em relação à frequência, Patrícia diz que tudo vai depender dos objetivos. “É importante fazer um cronograma, de preferência junto do profissional, pois cada tipo de corredor tem uma periodicidade. Mas é tranquilo mesclar os treinos, as aulas de pilates, sem esquecer os dias de descanso, que também devem fazer parte do treinamento”.

Studio Neoville Pilates fica no Neoville Center Mall. Para conhecer a metodologia do pilates agende uma aula experimental gratuita pelo (41) 99899-3585.

Texto publicado no Blog Bom de Dica de Corrida, no Portal Bem Paraná.

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar