Comunicação e conteúdo: um trabalho a quatro (ou mais) mãos

 Em Produção de conteúdo

Por mais que o objetivo da terceirização esteja relacionado à falta de tempo, é preciso estabelecer uma parceria entre fornecedor e contratante para a obtenção de resultados

Muitas empresas optam pela terceirização de serviços, especialmente em setores que não estão ligados ao propósito do negócio. No caso das indústrias, por exemplo, uma pesquisa conduzida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep)indicou as principais áreas (outros detalhes podem ser encontrados neste artigo):

– Transportes e Logística

– Manutenção de máquinas

– Segurança

– Etapa(s) do processo produtivo

– Limpeza

Nota-se que as empresas não terceirizam ocoredo negócio e nem mesmo áreas estratégicas. As quatro principais causas para contratar serviços externos são:

– Falta de tempo para executar a tarefa

– Busca pela redução de custos

– Tentativa de especializar a mão de obra

– Aumento da produtividade

Ainda que a falta de tempo seja uma das causas, a terceirização de serviços em comunicação, marketing e conteúdo não poderá ser totalmente esquecida pelo contratante.

Estratégia, conhecimento e parceria

Há uma diferença entre o papel da limpeza ou da segurança em comparação ao marketing, à comunicação e ao conteúdo. A comunicação tem um papel estratégico para as companhias e, por esse motivo, exige um trabalho sincronizado entre fornecedor e contratante para atingir o público-alvo esperado com conteúdo personalizado.

Quem conhece do segmento, do negócio, as dificuldades, os obstáculos que precisam ser superados é o contratante. É preciso que ele auxilie em diversos aspectos, como, por exemplo: no repasse de conhecimentos e informações sobre o negócio; no auxílio ao desenvolvimento do trabalho, com materiais de apoio; no indicativo de fontes e questões consideradas pertinentes.

Por mais que o terceirizado detenha a especialização e o conhecimento das áreas, os propósitos do negócio, os objetivos com a realização do serviço precisam, de fato, estar alinhados entre os dois pares. Em geral, se o trabalho não dá resultado, a responsabilidade deve ser assumida por ambas as partes.

Comunicação e retorno

Na produção de conteúdo, o retorno do cliente é um aspecto determinante para se estabelecer um termômetro do andamento do trabalho. Em geral, para os blogs, gestão de mídias sociaisou produção editorial, a BT Conteúdoresponde pelo estabelecimento de uma pauta ou planejamento, que deve ser aprovado pelo cliente.

Na medida em que o trabalho é desenvolvido, os feedbacks e aprovações dentro dos prazos programados são fundamentais para o bom resultado. Caso contrário, o planejamento não consegue ser respeitado, o que pode gerar atraso no desenvolvimento do trabalho, interferindo na performance, entre outras consequências.

Nada muito complexo de ser resolvido: basta estabelecer um colaborador como “par” para a agência contratada, fazendo com que o elo entre as empresas seja cada vez mais firme, contribuindo para o trabalho atingir o resultado esperado.

Está interessado?

Interessado em terceirizar a produção de conteúdo, a gestão de mídias sociais ou a produção editorial (folders, revistas, relatórios)? Entre em contato com a gente e peça um orçamento. Ficaremos honrados em atendê-lo! 😉

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar