Os ensinamentos de House of Cards

 Em Mídias sociais

Producao de Conteudo - House of Cards

Séries para a TV dão ótimo exemplo sobre produção de conteúdo e crossmedia

House of Cards é uma daquelas séries que chama a atenção por inúmeros motivos: ótimo roteiro, atores fantásticos, história cativante, entre tantos outros elogios que poderiam ser tecidos. Mesmo com todas essas qualidades e uma gama de fãs que aguardaram com ansiedade a quarta temporada, a série ainda faz um excelente trabalho de produção de conteúdo para engajar ainda mais os seus fãs. Qual a rede escolhida? o Twitter.

Sim, Frank Underwood tem um Twitter, assim como os políticos do Brasil, dos Estados Unidos e de boa parte do mundo. Por meio dele, você pode encontrar todos os conselhos e “lições de vida” dadas por ele – é sensacional quando ele fala com a gente, não? – ao longo das temporadas. Importante: se você ainda não viu a série e pretende vê-la, sugiro que não dê uma olhada no @Frank_Underwood para evitar spoilers.

Esse tipo de criatividade e inovação, realizando um cruzamento entre diferentes meios, é bastante comum em meios considerados mais “criativos”, como a televisão, os videogames ou os filmes. Quem assistiu Breaking Bad, por exemplo, vai lembrar do site criado por Junior para arrecadar o dinheiro necessário para o tratamento do pai, certo? Que tal dar uma conferida neste link? O site existe e te leva direto para a página da AMC. 😉

Se você assistiu Distrito 9, vai saber que havia uma divisão entre humanos e alienígenas. E, para divulgar o filme, foram criados cartazes, outdoors, adesivos para serem incluídos em bancos de algumas cidades dos Estados Unidos que diziam: esse banco é exclusivo para alienígenas. Ou seja, é possível produzir conteúdo dos meios mais variados possíveis para divulgar um produto, um serviço ou uma novidade, aguçando a criatividade e despertando o interesse.

Por enquanto, essas abordagens ainda estão restritas a certos tipos de empresas e produtos… Mas será que não é possível pensar em algo especial para a sua empresa? Será possível planejar conteúdo a ser distribuído de uma maneira distinta e inovadora? Ou talvez a distribuição não seja a palavra-chave, mas o foco em um conteúdo específico, que valorize a sua imagem e a torne mais atrativa?

Essas perguntas só podem ser respondidas se levarmos em conta cada negócio, o seu público-alvo e os seus objetivos. Mas se até membros do alto escalão político dos Estados Unidos adotaram tal estratégia, leia-se Frank Underwood, por que você não a adotaria também?

Um exemplo: em Curitiba, recentemente, foi realizado um festival de hambúrguer, o CWBurguer Fest. Você podia ir em um dos estabelecimentos e comer o sanduíche com um acompanhamento por R$ 24,90. Mas o que chamava a atenção para o evento era uma espécie de esteira nas mesas com curiosidades sobre o hambúrguer… Se você não é do tipo que gosta de sanduíches, como nós, pode ser que você não soubesse do festival e tivesse sido apresentado a ele pela produção de conteúdo.

Quer criar algo novo? Quer sair do comum? Vamos bater um papo para produzir conteúdo do seu jeito e para o seu público.

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar