Por que você deve considerar o fenômeno da segunda tela
Cada vez mais, os brasileiros assistem a televisão usando outros aplicativos, em especial as redes sociais; Saiba mais sobre a segunda tela
Por muito tempo, a televisão foi o centro da residência dos brasileiros. De certa forma, ela era colocada em um pedestal e sempre esteve presente nos momentos mais importantes das famílias, como as refeições, por exemplo. Com o passar dos anos e a mudança dos hábitos, muitas pessoas sequer dão atenção à televisão ou, quando o fazem, sempre estão conectados a outro dispositivo, uma segunda tela.
Seja o smartphone, o tablet ou o notebook, os espectadores estão sempre com uma segunda tela a mão, o que pode estar ou não conectado ao programa de televisão do momento. Shows de sucesso, como o Masterchef, da Band, por exemplo, optam por até mesmo premiar as pessoas que estão interagindo pelos dois meios, apresentando o vencedor de forma antecipada àqueles que também estão na internet.
Vale lembrar que, de acordo com o IBGE, entre 2000 e 2014, o número de brasileiros com acesso à internet saltou de 6% da população para aproximadamente 55% – e, pela lógica, é provável que esse volume seja ainda mais alto hoje.
Números brutos
Estima-se que, em 2017, existam mais de 120 milhões de smartphones nas mãos dos cerca de 200 milhões de habitantes do país (dados do IBGE), segundo informações do Instituto IDC – uma das referências nesse tipo de levantamento no país. Se levarmos em conta os celulares mais simples, são cerca de 150 milhões de dispositivos no país.
Dados do ComScore de 2014 mostram que mais de 70% dos brasileiros contam com um segundo dispositivo em mãos enquanto assistem à televisão. Não à toa, os programas televisivos contam, cada vez mais, com a participação e interatividade dos espectadores por meio da internet, seja utilizando redes sociais ou aplicativos próprios. Mas, qual, afinal de contas, é a relação da sua empresa com esse tipo programas?
Exemplos e dicas
Vamos voltar ao exemplo gastronômico. Quando as pessoas estão assistindo ao Masterchef, elas estão mais abertas a receber informações relacionadas a esse universo neste momento. Portanto, que tal aproveitar esse horário para divulgar seu cardápio novo ou divulgar um novo prato? É mais provável que você tenha mais sucesso e aceitação nesses momentos.
Vamos supor que sua empresa trate de empreendedorismo, motivação pessoal e novas ideias. Será que não é possível usar hashtags de programas que buscam focar nesse tipo de relação, como o Shark Tank? Ou seja, aproveita-se o fenômeno de sucesso do programa para ganhar corpo na segunda tela.
Você tem um negócio e quer ter mais sucesso com as redes sociais? Entre em contato conosco, pois podemos fazer um planejamento especial para sua pequena empresa.
Imagem texto: http://www.usp.br/aunantigo/imagens/capa%20segunda%20tela.jpg
Imagem destaque: FreePik