Conteúdo patrocinado: o que é, para que serve e quais os cuidados
Por que investir em um conteúdo patrocinado? Quais cuidados devem ser tomados?
Há um ímpeto das empresas em estar em exposição, especialmente na grande mídia. No entanto, o trabalho de assessoria de imprensa está cada vez mais restrito. O motivo? Houve uma redução de grandes jornais e revistas no país, fazendo com que muitas empresas passem a produzir o seu próprio conteúdo. Nos últimos anos, contudo, um novo caminho parece ter surgido em muitos portais de imprensa: o conteúdo patrocinado, que muitas empresas denominam de branded content.
Observando a comunicação pelo viés de quem já atuou e continua fazendo trabalhos como freelancer para a grande imprensa, nem tudo que uma empresa realiza tem potencial de gerar interesse do grande público por meio da assessoria de imprensa ou acaba sendo aceito como sugestão de pauta. Por outro lado, em termos de estratégia corporativa, o investimento neste tipo de produto pode ser muito eficiente.
Os cuidados
Veja alguns cuidados a tomar no momento de produzir conteúdo patrocinado:
– Boa pauta –O fato de um veículo não aceitar uma pauta não necessariamente significa que ela seja ruim. Ela pode não ser atrativa para determinada editoria ou sob o ponto de vista de um editor. Nesse contexto, é importante pensar em elaborar uma boa pauta, que gere interesse do público e, ao mesmo tempo, atenda o propósito corporativo. É preciso encontrar esse limiar.
– Apuração –Embora seja um conteúdo patrocinado, a apuração precisa seguir a fio as boas regras do jornalismo. É importante buscar outras fontes e órgãos – como associações, sindicatos, dados oficiais – para corroborar a informação repassada pela empresa ou validar o argumento apresentado no artigo. É importante abrir a cabeça e sair unicamente do seu universo corporativo.
– Qualidade do texto –Um conteúdo patrocinado, independentemente do veículo selecionado, precisa estar bem escrito. Por estar dentro de um veículo, é preciso que o artigo siga os padrões adotados em estilo de texto, forma de redação, profundidade do material, entre outros critérios usados.
– Adequação ao público –Cada veículo tem um tipo de público. A escolha do conteúdo patrocinado precisa estar adequada ao veículo e à editoria. Uma empresa que busca ampliar a sua credibilidade para angariar novos investidores precisa buscar revistas e sites de negócios; se o foco é atingir o grande público em geral, pode-se buscar um site que atraia pessoas de variados perfis, com grande apelo nas redes sociais. E a forma de produção do artigo precisa estar alinhada.
– Extensão –Em geral, na internet, quanto mais curto, melhor. Trata-se de um trabalho importante de fazer com as empresas: nem sempre é preciso um conteúdo longo para atingir o seu objetivo. Nem todas as informações precisam estar no texto, somente as mais importantes.
– Formatos –Texto? Vídeo? Infográfico? Fotos? A soma de tudo? Cada perfil de público exige uma abordagem diferente. É preciso entender quem é o público-alvo para determinar o formato adequado do conteúdo patrocinado.
Exemplos recentes
A BT Conteúdo, recentemente, desenvolveu conteúdos patrocinados para a Gazeta do Povo para dois grandes clientes: a Metrocard e a Itaipu.
– Metrocard–Uma série de 12 artigos (alguns com infográficos) e de 12 podcasts, que serão publicados até o fim do ano. De forma didática, a série de artigos vai explicando do que se trata a Metrocard, qual a sua função, o funcionamento do sistema de transporte metropolitano e os fatores que interferem em seu bom funcionamento (que, em muitos casos, dependem do poder público).
– Itaipu–Foram 4 artigos para celebrar os 45 anos da constituição formal de Itaipu. O propósito era mostrar como a construção da usina hidrelétrica auxiliou o estado do Paraná em quatro frentes: o impacto para o estado; a diferença na vida das pessoas; o apoio à economia; e as inovações.
Ficou interessado em desenvolver um Conteúdo Patrocinado? Está em dúvida sobre qual veículo estaria mais alinhado aos seus objetivos? Entre em contato com a BT Conteúdo e nós retornaremos para conversar.