Você pode gastar menos com energia elétrica
Quanto custa a energia elétrica no seu negócio? Nas indústrias, o custo da energia pode representar 40% do processo produtivo, conforme apontam relatórios do Ministério de Minas e Energia
Você sabe quanto a energia elétrica pode representar no processo produtivo de uma indústria? Uma estimativa do Ministério de Minas e Energia, por meio do Balanço Energético Nacional (BEN), mostrou que, dependendo do segmento de atuação – especialmente processos mais complexos, como a siderurgia – a energia elétrica pode representar até 40% do gasto total do processo produtivo, considerando matéria-prima, entre outros critérios.
A mesma pesquisa mostra que a indústria responde por 32,5% do consumo energético do país – oriundo das mais variadas fontes, hidrelétrica, termoelétrica, nuclear, eólica. É possível afirmar que a produção industrial, o transporte de cargas e a mobilidade das pessoas representam cerca de 65% do consumo de energia do país.
Neste contexto, realizar uma gestão energética eficiente não se trata apenas de um desafio, mas de uma oportunidade de mercado. Quando se obtém sucesso nesse tipo de empreitada, as empresas conseguem reduzir os seus custos, salvando recursos para a aplicação em áreas de interesse ou prioritárias para as empresas.
Isso se torna especialmente importante em momentos de recessão, como os vividos pelo Brasil nos últimos anos. Para isso, é possível contar com alguns dos serviços executados pela Solfus, tais como:
Assessoria para geração de energia
Muitas companhias têm potencial para gerar sua própria energia, o que permite uma redução no gasto e a possibilidade de obter um retorno do investimento em prazos cada vez menores. Além da infraestrutura necessário, há o acompanhamento com os órgãos reguladores.
Gerenciador de Energia
Quanto os equipamentos de uma empresa consomem de energia? Com esse serviço, é possível identificar, por meio de medições específicas, o gasto de cada dispositivo, determinando consumo por hora, entre outras respostas.
Medição de qualidade da energia
Identifica as características do consumo de energia, da demanda, entre outros detalhes.
Relatório de Energia Elétrica
Neste documento, a Solfus produz um documento identificando os possíveis pontos de otimização da eficiência energética. Entre os critérios avaliados, encontram-se: análise das faturas, da demanda diária, das opções tarifárias, inspeção de equipamentos, entre outros, para emitir um relatório com indicativo de soluções.
Assessoria legislativa
Existem várias discussões a respeito da cobrança do ICMS entre a energia efetivamente consumida e a cobrada. A Solfus oferece assessoria às empresas neste quesito e em outros aspectos de legislação.
Sua empresa pensa em otimizar seus recursos, já pensou em gerir com mais eficiência o consumo de energia elétrica? Entre em contato com a Solfus e tire suas dúvidas!
Texto publicado no blog da Solfus.