Jornalista ou webwriter?
A internet propicia uma enorme procura por serviços, mas quem você gostaria que escrevesse para o blog corporativo da sua empresa?
Muitas empresas estão começando a perceber a importância de investir em um blog corporativo – uma ferramenta poderosa e interessante, que pode ser usada para manter um contato periódico com os interessados pelo seu produto ou serviço. Uma pesquisa do Content Marketing Institute mostrou que oito entre dez empresas estão investindo no blog, especialmente em negociações B2B.
Empreendedores e empresários já pensaram em investir em um canal de comunicação com o seu público, mas sabem que não têm o tempo necessário para atualizar esse contato da forma como deveria. Nesse caso, ter uma empresa responsável pelas atualizações é fundamental. Mas a grande questão é: quem contratar?
A imensidão da internet
A internet está repleta de webwriters – ou seja, qualquer pessoa que se propõe a escrever sobre algum assunto. Você pode encontrá-los oferecendo textos por até R$ 1. Nessa situação, sugiro usar o seguinte raciocínio: a imagem da sua empresa vale R$ 1?
Escrever um artigo envolve diversos momentos: pesquisa de informações, aprofundamento do tema, o planejamento das palavras-chave, a redação do texto… E, especialmente em áreas mais técnicas, é fundamental que o responsável pelos artigos conheça sua responsabilidade, seja em relação às legislações vigentes como sobre a responsabilidade pessoal de passar a informação correta.
Além do mais, blogs de áreas mais técnicas costumam ter boas fontes, bases de dados que requerem experiência do responsável pelos artigos para não só fazer uma análise consistente como tornam a mensagem interessante.
A tradução da mensagem
A internet apresenta os mais variados conteúdos e, por vezes, é preciso estar apto a analisar bem os dados ou saber quais os critérios corretos para uma comparação a fim de evitar grandes equívocos – que podem, até mesmo, manchar a imagem da sua empresa com o seu público. Existem profissionais que são especializados em analisar dados, encontrar fontes adequadas e traduzir a mensagem técnica para o público em geral: ou seja, os jornalistas.
Ter um profissional como esse – especialmente os que passaram pelas redações de jornal ou por grandes corporações – é uma garantia de que seu blog está nas mãos certas, pois são pessoas que conhecem a responsabilidade necessária com as palavras e o poder que elas têm – seja para atrair o público, como para denegrir uma imagem.
E aí, quanto vale a imagem da sua empresa?