8 tecnologias para ficar de olho para 2020

 Em Clientes e jobs

Um estudo da PWC mostra algumas tecnologias capazes de transformar o nosso modo de trabalhar e que devem permanecer no radar das empresas

O estudo “Tech Breakthroughs Megatrend” – Tendências e Avanços em Tecnologia –, coordenado pela PWC, indicou algumas das tecnologias com maior potencial para transformar o universo dos negócios nos próximos anos. As razões para ficar de olho em determinadas tecnologias são explicadas pelo próprio estudo: 60% dos CEOs estão preocupados com a velocidade das mudanças.

Aliado a isso, especialmente nas indústrias, serão necessárias várias quebras de paradigmas, modificando a qualificação dos profissionais, a flexibilização da força e dos horários de trabalho, transformações na legislação e mesmo culturas organizacionais menos intrincadas. O foco principal dessas mudanças está no aumento da produtividade, com a aplicação e novas tecnologias no dia a dia.

Veja, abaixo, as 8 tecnologias mencionadas pelo estudo:

Inteligência Artificial – Tratam-se de softwares baseados em algoritmos capazes de desempenharem tarefas que normalmente exigem intervenção humana, como traduções e tomadas de decisão. Com o passar do tempo, mesmo serviços mais complexos, serão realizados ou terão o apoio da inteligência artificial – que já acontece, por exemplo, quando um gestor usa um sistema de gestão para tomar decisões.

Realidade aumentada – Adicionar informações ou imagens ao mundo físico por meio de tecnologias de áudio ou vídeo, visando melhorar a experiência do cliente com um produto ou uma tarefa. Recentemente, a febre do jogo Pokemon Go mostrou um pouco do potencial desta tecnologia.

Blockchain – A segurança das informações está cada vez mais em voga. Nesse contexto, a tecnologia emite um recibo de transações eletrônicas com uma plataforma baseada em algoritmos para gravar e confirmar transações com confiança e anonimato.

Drones – Aéreos ou de água, são usados para diferentes atividades, como veículos aéreos não tripulados (VANT). Podem ser operados por computador ou em rotas pré-definidas para a logística, por exemplo.

Internet das Coisas (IoT) – Equipamentos e dispositivos interligados com sensores a softwares, coletando e trocando informações por meio da internet, aumentando a produtividade e melhorando diversos segmentos das empresas.

Robôs – Serão usados para automatizar tarefas, aumentar a produtividade ou mesmo apoiar atividades desempenhadas pelos colaboradores.

Realidade virtual – Essa tecnologia cria simulações digitais, imagens 3D ou um ambiente complexo, permitindo ao usuário interagir. Via de regra, há a necessidade de um dispositivo para apoiar, como um capacete.

Impressoras 3D – As impressoras 3D já são usadas em diferentes segmentos, incluindo o de plástico, metal, vidro e madeira. Com elas, muitas indústrias da área de saúde têm tido mais sucesso no desempenho de algumas tarefas e permitindo até mesmo a personalização de itens, como próteses.

Texto produzido e postado no blog da Sage X3.

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar