Quem é sua persona?

 Em Produção de conteúdo

Definir o público-alvo é uma das tarefas mais difíceis para empresas

Não somos nós quem falamos, mas o próprio Sebrae estabelece que há uma grande dificuldade das empresas em estabelecer quem é o seu público-alvo. Essa definição é extremamente importante para compreender para quem falar no curto, médio e longo prazo, algo que facilita o planejamento do desenvolvimento do seu negócio e, obviamente, a criação de mensagens direcionadas.

Por mais abrangente que seja um negócio, dificilmente ele será voltado a todas as pessoas. Em um mundo ideal, as empresas se baseiam em pesquisas para descobrir quem é, de fato, o seu público-alvo para que as ações sejam destinadas a essas pessoas específicas.

Segundo o Sebrae “Basicamente, um empresário precisa saber em quem ele quer focar as estratégias do seu negócio. Fazer uma divulgação adequada de marketing às pessoas certas ajudará não apenas a propagar melhor a mensagem da empresa, como permitirá ações com melhores custos”. Ou seja, a empresa pode definir quem gostaria de atingir e estabelecer uma estratégia para esse objetivo.

O conteúdo

Assim como em campanhas publicitárias, seu blog, revista corporativa, mídia social ou newsletter pode ser bem específica à persona (público-alvo) criada. Para tal, é simples: imagine qual seria o perfil de quem tem interesse pelo seu produto ou serviço:

– Homem, mulher, ambos?

– Com filhos

– Faixa etária

– Interesses

– Grau de escolaridade

Esses são apenas alguns pontos que podem ser usados para fazer essa definição. Obviamente, quanto mais segmentado, maior a tendência de que os resultados sejam mais efetivos. A partir disso, o seu conteúdo pode ser planejado para essa persona em especial. Tente responder às questões:

– Minha persona teria interesse por esse conteúdo?

– Ele vai ser atrativo e educativo?

– O que eu poderia fazer para torná-lo mais interessante?

Se você trabalha com um comércio que conta com produtos distintos, voltados a diferentes públicos, o seu negócio pode ter mais de uma persona – cada categoria pode ter um público específico. O mais importante é que seu conteúdo esteja, de fato, alinhado ao interesse deste público a fim de criar uma sintonia e, mais do que isso, engajamento pela sua marca.

Dificuldade para entender quem é o seu público e para criar conteúdo de interesse para esse perfil? Tire suas dúvidas conosco!

Imagem por Freepik

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar