Produção de conteúdo ou assessoria de imprensa?

 Em Produção de conteúdo

Trabalhar ambos simultaneamente pode ser a melhor opção para o seu negócio, porém vamos explicar a diferença entre os dois

Percebemos a existência de uma grande dúvida, entre clientes e novos empreendedores, sobre investir em produção de conteúdo ou em assessoria de imprensa. As duas estratégias não são excludentes e, pelo contrário, podem e devem ser usadas em conjunto. Contudo, antes de aprofundarmos esse assunto, vale uma pequena explicação sobre cada uma dessas estratégias de comunicação.

Produção de conteúdo

Uma forma de se comunicar com o seu público, por meio de textos, áudios, vídeos, focando em educar, orientar ou informá-lo. Trata-se de uma forma de atrair interesse pelo seu negócio e é possível alinhar essa produção com o funil de vendas da empresa. Ou seja, a procura pelo conteúdo diagnostica o interesse da pessoa pelo seu serviço em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Assessoria de imprensa

Na prática, trata-se de uma produção de conteúdo, por meio de releases, imagens, áudios e até vídeos, com um público bastante específico: jornalistas, de jornais, revistas, portais, emissoras de rádio e de televisão. O objetivo é fazer com que esses profissionais reproduzam a informação ou a utilizem como base para outras pautas, favorecendo a criação da credibilidade de sua empresa.

Depois de ler essas definições, fica muito claro que é possível trabalhar com as duas ferramentas de forma combinada e estratégica. Enquanto a assessoria de imprensa auxilia na formação e aumento da credibilidade da empresa, a produção de conteúdo trabalha diretamente com o público-alvo, tentando atrair interesse para o site ou blog da empresa, por exemplo, por meio das mídias sociais ou outras ferramentas.

Na crise, qual devo escolher?

Em momento de crise econômica, se o orçamento não permite escolher entre as duas ferramentas de forma simultânea, nós, da B&T Conteúdo, entendemos que a produção de conteúdo deveria ser priorizada.

Explicamos a lógica: a produção de conteúdo visa atrair a atenção de potenciais clientes para sua empresa, aumentando a possibilidade de ganhos econômicos, algo fundamental em períodos de crise. Por outro lado, a assessoria de imprensa vai reforçar a credibilidade, mas pode não repercutir diretamente nos recebimentos.

Além disso, ao se investir em produção de conteúdo, as empresas podem se tornar referência dentro de suas áreas, ganhando credibilidade por contra própria. Exemplo: a Red Bull se tornou um exemplo de empresa que incentiva os esportes radicais, criando revistas, patrocinando eventos, entre outras ações, relacionadas ao seu negócio e à estratégia adotada.

Ficou com dúvida ou tem interesse em iniciar a produção de conteúdo de sua empresa? Venha conversar conosco da B&T Conteúdo. Estamos à disposição para trocar ideias!

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar