5 minutos te tornam mais produtivo?

 Em Nômades digitais

Ser mais produtivo no dia a dia é mais um aspecto mental, que pode decorrer de uma rotina  atarefada

Montreal em Lumiere

Detalhe da festa Montreal em Lumière, que acontece todos os anos durante o inverno

Enquanto escrevo este texto, a televisão transmite o jogo de hóquei dos Canadiens de Montreal. Antes disso, passei cinco horas na aula de francês e, na sequência, trabalhei, respondi e-mails, enviei relatórios… Também fiz a lição de casa, como bom estudante de francês que sou. Conclusão: quando você se propõe a fazer alguma coisa – em nosso caso, estudar francês em Montreal sem deixar de atender os clientes da BT da forma que consideramos correta –, é preciso se dedicar.

Com a agenda cheia, percebemos que cada minuto pode ser determinante para ter uma noite mais tranquila para fazer aquilo que se gosta ou, de fato, precisa ser feito. Sou uma pessoa que trabalha no ritmo que preciso desde sempre: se tenho dez tarefas, adoto um certo estilo de trabalho. Se tenho 2 da mesma complexidade que as dez, é natural que haja algum tempo para procrastinar e dar aquela checada no Facebook e no Whatsapp.

O poder da experiência

Qual é o meu ponto? Estar em uma experiência como a que estamos vivendo nos ensina muito mais do que o óbvio: uma terceira língua, um aprofundamento em uma cultura bastante diferente da brasileira, o autoconhecimento, a possibilidade de conhecer outro estilo de trabalho, novas ideias, entre tantos outros pontos. Mas, talvez, um dos maiores ensinamentos seja saber valorizar os pequenos momentos para resolver problemas simples do dia a dia.

Quando há muito tempo disponível, ao tentar analisar todas as variáveis possíveis, acabamos sendo menos produtivos e levamos mais tempo do que o necessário para tomar decisões que, na maioria das vezes, não deveriam demandar tanto tempo. Também acabamos deixando de lado detalhes que mais atrapalham do que ajudam, como a suposição da entonação dada por uma pessoa em um e-mail, por exemplo. Em suma: 5 minutos devem ser usados para encontrar soluções.

Tome decisões com parcimônia

Não estou dizendo que todas as decisões precisam ser tomadas em 5 minutos, mesmo quando estamos extremamente atarefados. A ‘escassez’ do tempo nos deixa mais produtivos, sem, de fato, afetar o nosso julgamento. Obviamente, há momentos, projetos, situações que vão exigir mais tempo, concentração e foco em detalhes, mas é importante aprendermos a valorizar esses minutos, que nos ensinam a priorizar nossas demandas de trabalho – e pessoais, por que não? – e a não criar problemas quando eles não existem.

Por Vinicius Boreki
Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar