Expedição nordeste: como planejar sua viagem

 Em Nômades digitais

Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará foram os destinos da viagem entre novembro e fevereiro; veja como fizemos o planejamento dessa viagem

Desde que adotamos essa vida nômade, há um ano e meio, procuramos lugares bacanas para viver e trabalhar. Começamos tímidos, passando uma semaninha no litoral paranaense para ver qual era. Experiência aprovada. No mês seguinte, escolhemos a cidade de Santos para nos acolher e moramos cinco dos 12 meses de 2019 lá. No final do ano arriscamos mais: passar três meses pelo nordeste, visitando lugares que já conhecíamos e explorando novos.

Para quem trabalha de home office e atende pela internet, trabalhar fora da cidade natal não é algo complicado. Basta ter um notebook e um pouco de organização. Os hábitos também podem influenciar mudança, por isso é preciso ter em mente que não se trata de férias, e sim, um estilo de vida.

Planejamento

Mas, por onde começar? O primeiro passo ter uma ideia do número de dias que se quer ficar fora e o local. No nosso caso, estabelecemos a partida como início de novembro e o retorno em fevereiro devido aos preços altos das passagens antes disso. Um mês, dois, cinco… isso quem define é você. 

Assim que achamos uma passagem bacana, reservamos. No quesito passagem, continuamos usando odecolare as principais empresas nacionais na busca, sempre de olho no resgate das milhas! Pra quem usa cartão de crédito, as milhas quebram um galho! (Ano passado usamos para BH e agora na ida para o nordeste).

Vamos para o segundo passo: hospedagens. Não curtimos esse lance de chegar e procurar lugar, preferimos a organização de ter tudo reservado. Então pensamos nos lugares que gostaríamos de estar em fomos pesquisando.

Um mês em João Pessoa, que é uma cidade que gostamos, capital com cara de cidade pequena. Um mês em Recife, cidade da mãe, é onde tenho parte da família, para passar Natal e virada de ano. O último mês faríamos explorando vários lugares até chegarmos à Fortaleza, cidade de retorno. Então seriam uma semana em Pipa, uma em Natal, uma em Jericoacoara e a outra entre Canoa Quebrada e Fortaleza.

Acomodações

Essa é uma parte que eu, particularmente, gosto de planejar. Apesar de ser desgastante, olhar os lugares e visualizar sua futura residência é gostoso. Para essa etapa, usamos oAirbnb(ganhe R$179 na primeira hospedagem) e oBooking

Para nós, um lugar bacana deve ter: uma boa internet, uma boa estrutura de cozinha, roupa de cama, banho e travesseiros decentes. Normalmente, procuramos lugares com mesa, para facilitar o dia a dia de trabalho (se bem que eu me jogo no sofá e acabo com minhas costas mesmo assim).

Não vou linkar todos os lugares que passamos, apenas os que oferecem um custo x benefício bacana e que tivemos zero problemas.

Edifício de Jampa, com academia.

João Pessoa– Apartamento com ótima estrutura na praia do Bessa, uns 700m da praia. Prédio com piscina e academia. Veja  aqui.

Recife– Foi o mais caro, por pegar o ano novo. A localização, em plena Boa Viagem, era ótima, também uns 700m do mar. Mas a anfitriã, apesar de solícita, não parecia estar muito preocupada com o bem-estar dos moradores.

Pipa– aqui optamos por pegar uma suíte em uma casa grande e não poderia ter sido melhor: excelente recepção, lugar limpo e lindo, e, de quebra, uma cadelinha fofa! Veja  aqui.

Pipa, super confortável.

Natal– Mais uma decepção com travesseiros murchos, cozinha sem panelas, sem xícara, sem prato de sobremesa, sem nada! Hahaha Chega uma hora que você se vira com o que tem, mas né… Quer ganhar dinheiro com isso, faça o mínimo! Uma dica importante pra quem vai ficar em apartamento em Ponta Negra: não pegue na Vila de Ponta Negra, pegue para trás da avenida. A oferta de serviços (padaria, farmácia, mercadinho) é bem melhor! 

Canoa Quebrada– Um quarto com banheiro em uma pousadinha confortável, sem luxo. Tinha uma pequena cozinha disponível, caso precisássemos. Como a pousada estava vazia, foi ótimo. Veja  aqui.

Jericoacoara– Pegamos pelo Booking, um quarto em pousada. O quarto estava ok, a pousada ainda não estava finalizada, por isso não foi 100%.

Fortaleza– Pousadinha reservada em cima da hora, mas com funcionários prestativos. Bem central, quarto com chuveiro em um banheiro minúsculo – não fosse por isso, seria perfeita.

No próximo texto, vamos falar um pouco sobre a rotina de trabalho e lazer e os deslocamentos!

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar