10 estatísticas sobre redes sociais e internet no Brasil

 Em Mídias sociais, Produção de conteúdo

Estratégia de produção de conteúdo: veja alguns dos principais dados referentes ao uso das plataformas sociais no país

Por que tantas marcas se submeteram à internet e às redes sociais? Em última análise, esse meio transformou a forma como as empresas se relacionam com os consumidores. Antes, tratava-se apenas de uma comunicação unidirecional: das empresas para os clientes. De repente, os consumidores passaram a ter voz, criando uma relação multidirecional.

No entanto, o número de pessoas com acesso à internet e às redes sociais tem aumentado o tempo diário destinado a esse fim. Tudo isso é levado em conta para que as empresas passem a tolerar os riscos e custos de fazer parte deste mundo perigoso e passível de crises. Por isso, é importante desenvolver uma estratégia de produção de conteúdo. Veja algumas estatísticas específicas sobre isso no Brasil.

  1. Segundo o IBGE, 70,5% da população brasileira – aproximadamente 148 milhões das pessoas – têm acesso à internet, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

  2. A  cada ano que passa, há uma mudança dos dispositivos usados para se conectar à internet. O uso de notebooks/microcomputadores está caindo cada vez mais: de 40,1% para 38,8%. Por outro lado, o acesso via smartphones cresceu de 60,3% para 69%. Ou seja, os sites precisam ser responsivos.

  3. No ano passado, conforme pesquisada Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), o Brasil superou a marca de um smartphone por habitante, chegando a 220 milhões desses dispositivos ativos no país.

  4. O Brasil está em terceiro lugar do mundo no tempo de uso de internet diário: são 9 horas e 14 minutos, atrás apenas da Tailândia (9h38m) e Filipinas (9h29m). Se for considerado apenas o acesso por dispositivos móveis, o Brasil ocupa a segunda colocação, com 4h21m, atrás da Tailândia e suas 4h46m. Os números são do relatórioda Hootsuite do We Are Social, que aponta que 42% das pessoas do mundo são usuários ativos de redes sociais.

  5. O Brasil representa 127 milhõesdos cerca de 2,27 bilhões de usuários do Facebook no mundo. No Instagram, o país conta com aproximadamente 50 milhões de contas ativas das cerca de 1 bilhão em escala global.

  6. Mais de 9 em cada 10 companhias brasileiras (95%) estão presentes nas redes sociais, segundo o Social Media Trends, sendo que 62% delas consideram que essas plataformas têm um papel interessante na estratégia das companhias.

  7. 85,3% das empresas dizem estar nas redes sociais para aumentar a sua visibilidade online, enquanto 64,8% buscam interagir com o seu público. A frequência de postagem média para 44,4% das empresas do país é de 1 a 3 vezes na semana. Outras 26,3% produzem conteúdo de 4 a 6 vezes na semana.

  8. As duas plataformas de interação social mais usadas pelas companhias brasileiras são: Facebook (98%) e Instagram (27%). O Whatsapp também cresceu vertiginosamente: são aproximadamente 130 milhões de usuários do app de troca de mensagens.

  9. Em termos de usuários, o Youtube aparece em primeiro lugar, com 60% de uso pelos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o Facebook (59%), seguido pelo Whatsapp (56%).

  10. Estudo da PWC, baseado em mil entrevistas, mostrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de comprar produtos, seja por comentários, likes ou interações com as marcas. É o poder da recomendação que beneficia as empresas e é buscado pela maior parte delas – por outro lado pode ser um grande prejudicial, caso o trabalho não seja bem desenvolvido.

Para fomentar a cadeia das redes sociais, sua empresa precisa desenvolver conteúdo personalizado e direcionado para o seu público. Em muitos casos, as redes sociais servem para direcionar mensagens rápidas e que possam chamar a atenção do público. Porém, as companhias precisam investir em seus sites e blogs, de modo a gerar conteúdo aprofundado e que possa fisgar seus potenciais clientes.

Quer fazer a estratégia de produção de conteúdo, dividindo-o entre redes sociais, blogs e outras ferramentas? Entre em contato com a BT Conteúdo.

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar