Ser produtivo e ter qualidade de vida: um balanço possível

 Em Nômades digitais

Ao contrário do que se pode imaginar, o fato de estar em uma cidade de praia e no calor não significa menos produtividade – pelo contrário, inclusive. É qualidade de vida e trabalho juntos

Entramos de vez na vida nômade. No ano passado, vendemos o nosso apartamento – o que era o último empecilho para seguirmos em frente neste estilo que escolhemos. Em dezembro, estivemos por 15 dias em Praia de Leste, no litoral do Paraná, antes das festas de fim de ano. Agora, estaremos em Santos até o início de março. Basicamente, nossa vida se resume a algumas malas e pequenas coisas: caixas com medalhas de corrida, itens de decoração que não podem ser levados para todo lugar (e ainda não estamos prontos para nos desfazer) e coisas pessoais.

O curioso deste estilo de vida é o imaginário das pessoas. Para muitos, estamos em férias eternas, quando, na verdade, nosso objetivo é simplesmente trabalhar de diferentes lugares, usando a flexibilidade e a liberdade que o meio digital permite. Se houver acesso à internet, é possível trabalhar. Por isso, nosso critério básico de pesquisa de moradias é um wi-fi, com uma velocidade de internet razoável.

Como gostamos de calor, de correr e de praia, a escolha óbvia para passar o período do verão seriam lugares quentes e com uma certa estrutura, com restaurantes, cinemas. Como – ainda bem – a vida não se resume apenas a trabalhar, é possível aproveitar os períodos de descanso para conhecer lugares e pessoas diferentes, comer coisas novas e ter uma experiência que fuja da rotina tradicional.

Produtividade X praia

O período de 15 dias em Praia de Leste foi, talvez, o mais produtivo que já tivemos na empresa. Antes da viagem, fechamos dois jobs de conteúdo para site – um deles totalmente em inglês -, produção de algumas matérias para duas editoras diferentes, início de um relatório anual de um cliente e o princípio de uma revista semestral, isso sem contar os clientes fixos, que estão no nosso escopo de atuação mensal.

Portanto, foi um período movimentado enquanto estávamos na praia. E o mais bacana: demos conta de tudo até voltar para Curitiba. E ainda houve tempo de curtir um pouco de praia, passar um dia na Ilha do Mel, correr na orla de Praia de Leste – que está muito bacana, por sinal. Enfim, viver a vida fora das responsabilidades que o trabalho exige.

Ao escolher outra cidade para viver, a ideia é fugir da rotina tradicional e também abrir novas oportunidades e novas percepções, tanto profissionais quanto pessoais.

Gestão do tempo

Se você perguntar para um gerente ou coordenador de uma grande empresa, talvez a principal crítica que se faça está na gestão do tempo. Estabelecer as rotinas do dia, definir as prioridades e entregar as atividades no prazo são um verdadeiro desafio. Quando se adequa um estilo de vida mais flexível, isso também dá liberdade para gerir o tempo de forma distinta.

Se está um céu azul lindo e você pretende aproveitar um pouco a praia, por que não trabalhar mais no período noturno? Se o calor e o sol batem forte das 12 às 16, por que não investir nesse período como o seu mais produtivo? Em outras palavras, por que seguir o “horário comercial” empresarial se é possível gerir o tempo de outra maneira?

Claro que nem sempre isso é possível, mas, em boa parte do tempo, podemos mesclar a responsabilidade profissional com a qualidade de vida. É isso que estamos buscando e esperamos que seja só o princípio!

E você, o que está fazendo para ter mais qualidade de vida?

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar