O que é que os influenciadores digitais têm?

 Em Produção de conteúdo

Muitas empresas estão apostando nos influenciadores digitais para divulgar novos produtos ou serviços, mas será que a estratégia é eficiente?

Como conseguir mais seguidores nas redes sociais? Como divulgar um novo produto, uma nova loja, um novo cardápio com sucesso? Como fazer para que essas novidades cheguem às pessoas?

Antigamente, havia, basicamente, três opções: (1) o boca-a-boca, (2) aparecer nos veículos de comunicação e (3) pagar uma publicidade. Hoje, o monopólio da informação deixou de ser dos jornais, e, cada vez mais, as pessoas elegem outros para seguir e se identificar. A ideia de usar influenciadores digitais é exatamente esta: fazer com que essa pessoa use, prove ou teste algo para gerar interesse em seus influenciadores.

A grande questão é: será que essa estratégia é relevante? Bom, é preciso partir do princípio de que nem todos os influenciadores digitais serão relevantes para sua marca. É justamente essa escolha que a marca precisa fazer: quero vincular o meu nome ao dessa pessoa?

Antes de tudo: o que são influenciadores digitais?

Tratam-se de grupos, pessoas ou até mesmo personagens que se popularizam em variadas redes sociais, como Youtube, Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, entre outras. Antes, apenas artistas, esportistas e celebridades de renome apresentavam potencial para influenciar pessoas, mas, com as redes sociais, esse grupo de formadores de opinião se estendeu e pode se tornar uma ferramenta importante para o negócio.

Se você, como nós, está na faixa dos 30 anos, talvez não entenda essa paixão por passar o dia no Youtube, assistindo a um canal de vídeos. Mas, se você também tem filhos, sobrinhos ou convive com crianças entre 5 e 13 anos, vai entender que eles são apaixonados por isso. Ou seja, se você tem um negócio voltado às crianças nessa faixa etária, é muito provável que um youtuber famoso divulgar o seu produto gere mais interesse do que uma propaganda no intervalo do Jornal Nacional.

O que avaliar?

Sabemos da importância do ROI (Retorno sobre investimento) e dos números dos influenciadores, como total de seguidores, número de posts, alcance orgânico, mas uma das questões pertinentes é analisar o uso das redes sociais por parte desta pessoa e, a partir disso, identificar se ela deve se relacionar à marca.

Como tudo na vida, a comunicação é feita de escolhas e, em todas as decisões, existem riscos envolvidos. Percebemos um bom retorno, por exemplo, para restaurantes que divulgam os seus novos cardápios e convidam alguns influenciadores para conhecer. Há uma tendência de retorno em função da divulgação via Instagram e, em gastronomia, não existe teoria mais real de que “se come com os olhos”.

Esse tipo de parceria, cujo risco é baixo, acaba trazendo retorno aos estabelecimentos, com um investimento relativo baixo. A questão é entender se vale a pena “casar” com um influenciador digital.

O fenômeno Lebron James

Quem já assistiu NBA sabe que Lebron James é um verdadeiro fenômeno. Mas não é só dentro da quadra que ele costuma ser um monstro. Na terra das redes sociais, King James é também rei. Não à toa:

– 37,5 milhões de seguidores no Twitter

– 32 milhões de seguidores no Instagram

– 23 milhões de curtidas no Facebook

Se você quer divulgar um produto relacionado ao basquete, será que James seria uma boa opção? Quanto custa uma divulgação em suas redes? Uma consultoria estimou que o custo de UM TWEET (140 CARACTERES) de James seria de aproximadamente US$ 126,5 mil. Esses valores se baseiam na exposição trazida pela sua informação.

Mas você acha que James se destacou por falar sobre basquete? Também, é claro. Mas o fato é que Lebron, que tem circulação fácil entre o meio dos rappers americanos, se tornou a ponte divulgação de álbuns e faixas por suas redes sociais. O motivo? Ele é fissurado pelo estilo musical e influencia outras pessoas do ramo.

E o Brasil com isso?

Agora você está pensando: Lebron é americano, e a realidade dos EUA é diferente da nossa. Sim, com certeza. Mas, segundo o Google, o Brasil é o segundo país do mundo em consumo de vídeos no Youtube, atrás apenas dos EUA. Entre os principais canais do mundo, estão alguns brasileiros, como Whindersson Nunes e Felipe Neto, ambos focados em humor.

Existem outros canais de sucesso, com conteúdo mais sério, como o Manual do Mundo, que aborda questões relacionadas à ciência, com cerca de 8,8 milhões de inscritos. Ou seja, há um universo de oportunidades para sua empresa. Mas, talvez, você precise de uma consultoria ou um apoio na hora de planejar essa estratégia de divulgação.

Como podemos te ajudar?

Somos especializados e apaixonados por conteúdo. Adoramos produzir conteúdo, mas podemos ser o filtro certo para sua empresa identificar quais são os influenciadores ideais e se eles estão alinhados com o propósito do seu produto, do seu negócio e uma investigação a respeito do potencial de retorno.

Se você não pretende investir em Lebron James ou nos youtubers famosos do Brasil, nós podemos oferecer um serviço de produção de conteúdo e relacionamento com os formadores de opinião que pode mudar o seu negócio de patamar.  😉

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar