Como o conteúdo gerado pela Lava Jato pode contribuir para o fim da corrupção

 Em Produção de conteúdo

Ministério Público Federal usa conteúdo gerado em portais para se comunicar com jornalistas e para disseminar suas ideias a respeito de diferentes temas, como a luta contra a corrupção

A operação Lava Jato segue em alta nos noticiários do país, seja pelo envolvimento de grandes empreiteiras, participação de políticos, delações que envolvem figuras públicas do país e pelo montante de recursos desviados. O Ministério Público Federal percebeu sua influência, potência e interesse gerado em toda a sociedade e resolveu apostar na produção de conteúdo para manter as informações atualizadas sobre o caso e ir mais longe.

Obviamente, o primeiro público-alvo do portal criado pelo Ministério Público Federal são os jornalistas – todos os releases e informações preponderantes sobre a operação estão disponíveis e podem ser buscadas a qualquer momento, facilitando o trabalho dos repórteres e do próprio MPF. Tudo está lá para ser consultado, o que gera transparência no atendimento, seção de perguntas e respostas para os jornalistas desatualizados, explicações sobre o caso, entre outros dados.

No entanto, o interesse gerado pela operação e a esperança carregada junto com ela fez com que o MPF usasse a Lava Jato e o conteúdo produzido sobre ela como uma fonte de atração para outro ponto considerado fundamental: as dez medidas contra a corrupção. Trata-se de ações que devem ser aprovadas a fim de facilitar o combate à corrupção e aumentar as penas de quem comete este tipo de crime. Algo que ganhou corpo após o apoio da população às iniciativas.

Dez medidas

1 – Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação

2 – Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos

3 – Aumento das penas e crime hediondo para a corrupção de altos valores

4 – Eficiência dos recursos no processo penal

5 – Celeridade nas ações de improbidade administrativa

6 – Reforma no sistema de prescrição penal

7 – Ajuste nas nulidades penais

8 – Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do Caixa 2

9 – Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado

10 – Recuperação do lucro derivado do crime

O portal traz novidades sobre o caso, com releases e textos sobre apoiadores, e permite à sociedade acompanhar o trâmite das medidas no Congresso. O conteúdo conta com enorme espaço no portal: página para artigos de apoiadores, spots para rádio, vídeos produzidos… Ou seja, foi a forma encontrada pelo MPF para atrair interesse para a campanha, que, aos poucos, vai ganhando corpo – embora tenha também recebido críticas.

O case do MPF serve de exemplo para empresas de que o conteúdo é, no fim das contas, um investimento interessante e que, se dedicado ao público certo, pode contribuir para o seu negócio muito além dos resultados econômicos, oferecendo mais transparência, fidelização de consumidores, entre outros benefícios.

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar